top of page

Como planejar meu primeiro intercâmbio?


Olá pessoal, tudo bem?


Nada mais justo do que estrear nosso blog com um tópico muito perguntado por nossos clientes: como eu planejo o meu primeiro intercâmbio? Posso comprar a passagem aérea junto com o curso? Preciso de visto para o país que irei visitar? Entre tantas outras perguntas importantes a serem feitas e respondidas por quem está planejando seu primeiro intercâmbio.


Então, se você também é um intercambista de primeira viagem, este post foi feito para você!


Primeiro de tudo, afinal de contas, o que é um intercâmbio?

O intercâmbio é uma viagem para o exterior com o propósito de fazer uma troca cultural entre sua cultura de origem e a do país que visita. Já o programa de intercâmbio existe em diversas formas: estudo, trabalho, trabalho e estudo, de férias, gastronômico, e por aí vai.

Existe idade mínima ou máxima para realizar o intercâmbio?

A idade mínima e máxima depende do tipo de programa que você fará. Já existem programas em que crianças a partir de 6 anos de idade já podem participar. Tantos outros que não impõem limite de idade, e alguns que possuem uma faixa etária específica, como por exemplo o Au Pair, em que o participante precisa ter entre 18 e 27 anos – mas que pode variar de acordo com o país de destino.


Quanto custa um intercâmbio para [NOME DO PAÍS]?

O valor do investimento de um intercâmbio varia muito, e de acordo com diversas variáveis: tipo de programa, cidade, duração, carga horária, horário das aulas, instituição de ensino, entre outros. Existem programas de um ano que custam menos de R$ 3 mil e outros de um mês que podem custar R$ 10 mil ou mais. Então, o importante é conversar com seu agente e informar tudo o que você acha importante ter no seu programa, para que ele(a) possa te apresentar uma proposta dentro do seu perfil.


Posso trabalhar enquanto estudo?

Esta é outra pergunta muito comum, porém, mais uma vez a resposta é: depende. Alguns países como o Canadá permitem que estudantes internacionais trabalhem durante seus estudos, desde que sigam as diretrizes e regras do Governo. Outros concedem uma permissão de trabalho após a finalização do curso.


Posso comprar a passagem aérea junto com o curso?

Sim, entretanto é recomendado apenas quando o destino não exige a emissão de visto de entrada. Caso você precise de um visto para o destino que visitará, aguarde a aprovação do documento para então comprar a passagem. É importante lembrar também que as companhias aéreas trabalham com uma janela de, no máximo, um ano de antecedência para a compra das passagens – então mesmo que em 2020 você consiga fechar o curso que terá início em 2022, você não conseguirá comprar a passagem.


E, por fim, qual é o melhor tipo de intercâmbio para mim?

Para descobrirmos a resposta desta pergunta, precisamos responder a algumas outras, tais como:

  • O que você quer fazer durante seu intercâmbio? Estudar, Trabalhar, Estudar e Trabalhar, Passear?

  • Qual a sua prioridade? O que você não abre mão de ter no seu programa?

  • Quanto você está disposto a investir?

  • Por quanto tempo você poderá viajar?

A partir destas resposta, o seu agente poderá ter uma ideia melhor do seu perfil e poderá te indicar o programa que é ideal para você!


O que acharam? Conseguiram entender um pouco mais sobre esse mundo do Intercâmbio? Sabemos que esse é só o começo e, muito provavelmente, você ainda tem muitas perguntas – que tal vocês enviarem as perguntas que tem para respondermos nos próximos posts e vídeos?


Não deixem de nos acompanhar, pois temos muito conteúdo para ser compartilhado. E caso tenha interesse em uma consultoria totalmente gratuita, onde responderemos a essas e muitas outras perguntas, entre em contato hoje mesmo com o nosso time de especialistas!



Abraços e até a próxima,

Cintia Haq

17 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page